quinta-feira, 23 de outubro de 2008

LIVROS


Adoro ler.
Perdi as contas de quantos livros já devorei, mas não consigo me esquecer os que não consegui acabar de jeito nenhum: O Nome da Rosa (Umberto Eco) e O Ateneu (Raul Pompéia). Eu tentei, mais que uma vez... inclusive estou no meio do O Ateneu de novo para ver se consigo acabar. Mas é mortal. Pego o livro, começo a ler e zzzzzzzzzzzzzzzzzzzz..... desta vez eu acabo nem que seja a antepenúltima vez (mas que é chato, é!).
Eu considerava a literatura brasileira, talvez pela influência das aulas de literatura na escola, como sendo a melhor, a mais completa, necessária e fundamental para ser uma pessoa culta. Não que isso não seja verdade.
Porém, ao me deparar com Graham Greene, Mario Vargas Llosa, Marguerite Yourcenar, Kakfa, Nietzsche e zilhões de autores estrangeiros formidáveis, meu conceito mudou radicalmente. Hoje não tenho preconceito contra qualquer autor. Basta que a leitura me prenda e eu embarco na sua estória (ou história).
Amo biografias. Adoro livros sobre temas psicológicos.
Cito dentre os livros que mais gostei e recomendo "O Velho e O Mar" de Hemingway, "O Processo" de Kafka, "Quando Nietzsche Chorou" de Irvin Yalom, "Humano, Demasiado Humano" de Nietzsche, "O Ponto Cego" de Lya Luft.
Hoje em dia, o melhor escritor para mim é Lya Luft, supracitada. Me identifico com todos os seus livros, com suas idéias, pois ela é uma mulher formidável! Amo!
Teria dez laudas para escrever, mas hoje paro por aqui.
Beijos e até mais

Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Marília, seu blog está lindo! Parabéns pelo magnífico trabalho!

    Bjs

    Luciana

    ResponderExcluir
  2. Marília, amei o seu blog!!
    Parabéns pelo bom gosto, pelas dicas de livros e etc.
    Continue sempre nos encantando com o seu trabalho e com o seu carinho.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Marília!Finalmente entrei pra bisbilhotar teu blog.Muito tri!Vejo que temos muitos amores em comum.Tava pensando sobre os livros...e andei lendo coisas me agradaram e me envolveram bastante.Então lá vai:Meninas Inseparáveis,A Tenda Vermelha,A sombra do Vento,A vida secreta das abelhas, A teia de treva /A teia de Luz...
    Espero que no próximo encontro das gateiras possas aparecer pra receber "aquele abraço".
    Parabéns pelo blog consistente e caprichado!
    Bjos e carinhos meus e rons da Sarita malagueta, Carmela Fortunata e Timóteo Jamelão

    ResponderExcluir

=^o^=