sábado, 1 de agosto de 2009

João Pessoa - Amei!

Hoje é o último dia inteiro em João Pessoa!
Que pena! Eu amei essa cidade, esse clima, essa gente.
Quanto à paisagem, não perde em nada para as outras capitais nordestinas. E digo mais, acho que aqui vi a praia mais linda que já estive em minhas idas e vindas por aí. Uma praia pequena, sem muita estrutura pois é preservada. Não tem nem banheiros. O nome dela é Coqueirinhos. Eu quase perdi o ar quando cheguei na orla. O acesso é difícil, quando chove tem que se sair correndo ou esperar duas horas para subir a íngreme e esburacada estrada barrenta. Graças a isso, está lá, quase intocada, maravilhosa, parecendo um pedacinho de paraíso!
Conhecemos litoral norte que são praias mais urbanas e litoral sul, para quem segue ao Pernambuco, que são na maioria selvagens e muito mais bonitas que as do norte. Estivemos inclusive na praia nudista de Tambaba, na parte dos vestidos. Conhecemos Praia Bela e Barra do Gramame (sensacional!)... Indescritíveis paradeiros de beleza natural. Como ela (a natureza) foi pródiga aqui no nordeste do Brasil.
A cidade de João Pessoa parece cidade pequena com ares de praia, mas tem a parte central que transpira história, prato cheio para quem se interessa em muito mais que a beira do mar. Eu, particularmente, amo conhecer tudo no que se refere aos locais que visito, e o city tour que nos propiciaram aqui foi ótimo. Deu até para entender um pouco sobre o que realmente motivou o assassinato de João Pessoa cometido por Dantas. Adorei!!!!!!!!
Culinária, ah, a culinária. Claaaaro que tive que fazer jus ao meu estigma de bom-garfo... Comi muito, de tudo. Desde Mc Donald´s até comida típica. O tapioquista da manhã já sabe a minha preferência... E capricha na maravilhosa TAPIOCA de queijo e côco.
Manu, minha amiga gateira que nos pageou por um tempo, primeiro nos serviu um café da tarde com delícias locais: bolo de rolo, cocada, tapioca, queijo manteiga com goiabada, e mais coisas que agora não lembro... Saindo da casa dessa querida amiga, fomos jantar no Mangaio, restaurante nordestino MARAVILHOSO. Dica quentíssima para quem for jantar lá: vá de estômago vazio. É muuuuuuuuuuuuita opção, muiiiiiiiiiiiiita delícia junta, gente!
Bom, quanto às pessoas, só tenho uma coisa a dizer: muito queridas e gentis. Gente simples, que conversa, que sorri, que é educada. Amei! Não tive azar de cruzar com nenhum pessoense mal-humorado. Todos, desde a camareira do hotel, os guias, os atendentes dos diversos restaurantes, até o menino das cadeiras de praia, muito queridos.
Manuela, nossa (sim, nossa, de toda a minha família!) amiga que conheci através de uma lista de amantes de gatos, nos recebeu em sua casa, nos levou e trouxe, foi uma fofa, uma querida! Compartilhou conosco algumas coisas suas, nos apresentou sua Cau, que como ela mesma diz, é sua segunda mãe. Uma pessoa única, boníssima e dedicada que tivemos o privilégio de conhecer.
Inclusive, o motivo maior que nos fez cruzar os caminhos por esta vida, nossos queridos bichanos estavam lá. Liriel deu o ar apenas de longe, como todo o gato que se sente invadido em seu terreno. Mas Malu ficou no meu colo e eu cafunguei tanto a menina que ela ficou ressabiada... Mas é muito cheirosinha essa gatinha linda! E Lancinho, o poodle menor da Manu, um baita anfitrião, ficou juntinho da gente o tempo todo, coisa mais amada. Merlin, o poodle maior, um gentleman, também ficou por ali, mas mais na dele... Fofos e amados!!!!!
Estou indo e já sentindo saudades! Ontem, quando Manu nos deixou no hotel, Rafaela disse que estava com saudades dela.
Hoje, ansiosa por chegar em PoA para ver meus filhotes peludos, sinto uma ponta de saudades daqui e muita vontade de retornar.
Conheçam e compartilhem João Pessoa. Vale muito a pena!
Até!
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Querida!!!!! Que maravilha. Nós aqui, numa temperatura horrorenda...Boa dica, vou pensar com calma para as próximas férias. Quem sabe?????
    Beijos, beijos
    Mara

    ResponderExcluir
  2. Que inveja!!!
    Mas falta pouco. Mais dois anos e meio e a Gabi também estará formada...Daí vou começar a aproveitar melhor as minhas férias e viajar um pouco também.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Legal este teu relato de viagem. Acho que tu achou um lugar bem legal e fez uma boa amizade, parece um sonho. Parabéns.
    Abraço
    Belini

    ResponderExcluir
  4. Querida Marília.
    Sei bem o que tu estás sentindo. Quando conheci as praias de Alagoas, muitas delas realmente achei um verdadeiro Paraiso. Vou tentar da proxima conhecer João Pessoa e Cia.
    Beijo do Abramson.

    ResponderExcluir

=^o^=