terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Bast

Eu ganhei de uma pessoa muito especial na minha vida, uma estátua de Bast ( a deusa egípcia). Para mim significa muito, mesmo que essa pessoa não faça idéia do quanto.
Algumas coisas sobre Bast:


"Bastet (também escrito Bast, Baset, Ubasti, e Pasht) é uma antiga deusa solar e guerreira, adorada pelo menos desde a Segunda Dinastia. O centro de seu culto era uma cidade chamada Per-Bast (Bubastis em grego), a qual foi nomeada por conta da deusa. Originalmente ela era vista como deusa protetora do Baixo Egito, e consequentemente figurada como uma forte e feroz leoa. Na verdade, seu nome significa fêmea que devora. Como protetora, ela era defensora do faraó e como a posterior deidade Rá, ganhou títulos solares como a Senhora da Chama ou Olho de Rá.

Bast era originalmente uma deusa solar, mas sofrendo influências dos gregos, ficou também conhecida como uma deusa da lua. Na mitologia grega, Bast também era conhecida como Aelurus (gato). (...) por conta dessa associação, os gregos passaram a identificar Bast com Ártemis e assim a colocavam como irmã de Hórus, por sua associação a Apollo, gêmeo de Ártemis e assim, filha das grandes deidades egípcias, Isis e Osiris.

Em descrições posteriores, algumas vezes a deusa fora renominada como Bastet, uma variação de Bast com o sulfixo feminino colocado para melhorar a pronuncia da palavra. Mas uma vez que Bastet significa literalmente fêmea jarro de óleos, Bast tornou-se gradualmente a deusa dos perfumes, ganhando o nome de protetora perfumada. Em conexão com isso, quando Anubis se tornou deus do embalsamento, Bast, como deusa do perfume (do óleo perfumado, unguento) passou a ser pensada como sua esposa, e como mãe de Anubis, o que passa depois por outras escrituras quando Anubis é dado como filho de Neftis.

Essa característica mais tranquila, deusa dos perfumes, junto com a perda de poder do Baixo Egito, fez com que a deusa perdesse também ferocidade. Assim, no Médio Reinado, ela se tornou um gato doméstico, mais que uma leoa. Osacionalmente, porém, ela aparece segurando uma máscara de leão. Pelos gatos serem muito cuidadosos com suas crias, Bast também pode ser pensada como deusa mãe e algumas de suas estátuas têm muitos gatinhos aos seu redor."

Comentários
1 Comentários

Um comentário:

=^o^=