quinta-feira, 15 de abril de 2010

Quando meu gato estiver doente?


Dicas super importantes da amiga Stella Cavalcanti, que teve duas gatinhas suas doentes ao mesmo tempo, de como agir nesses casos. Uma com câncer mamário e a outra, a Bijoux, com o baço assustadoramente grande.

"Algumas coisas que eu aprendi com a doença da Bijoux:

1 - se seu gato está agindo estranho (por exemplo, comendo a areia do banheirinho) não espere para ver se continua. leve o gato no veterinário o quanto antes. gatos adoecem rapidamente, devido ao metabolismo, e o que não era grave num dia pode ser grave no outro.

2 - nunca espere para fazer um exame depois do fim de semana. pode ser tarde demais. ande, corra, cozinhe o juízo do seu veterinário. ele tem outros pacientes para se preocupar; o seu gato (ou cachorro, ou hamster, ou calopsita ou jibóia) é SUA prioridade. corra atrás.

3 - cerque-se de amigos. amigos conhecem pessoas, amigos indicam veterinários, amigos dão uma força, amigos dão colo. amigos ouvem e têm boas idéias. foi através de amigos (a alessandra e o marcos) que conseguimos o primeira doador de sangue para a Bijoux, o gato Otto.

4 - bicho não tem plano de saúde e o tratamento é caro. vai ser um desfalque na sua conta, mas é assim com todo mundo. pode conversar que você chega num acordo que vai caber no seu bolso, nem que seja parcelando.

5 - seja organizado. escreva toda a história da doença do seu bichinho, faça um cronograma. na hora da consulta você pode esquecer alguma coisa. faça um esquema com os horários dos remédios, marque um X depois de dá-los ao seu bichinho. leve esses papéis ao veterinário. guarde todos os exames e esses papéis numa pasta ou num envelope. ajuda prá caramba.

6 - como aqui foram duas doentes ao mesmo tempo (muriel recém operada de câncer de mama e bijoux anêmica e depois recém-operada do baço-monstro) pegue duas embalagens de plástico (as de sorvete são perfeitas) e escreva o nome dos doentes. os remédios ficam dentro. caso prefira mais segurança, escreva o nome no frasco ou na cartela. cole o esquema dos remédios acima delas.

7 - eu quase dei a dosagem errada do remédio da bijoux uma vez porque estava cansada e confundi os frascos. peguei a caneta de escrever em cd e escrevi, na tampa, a inicial de cada remédio. nunca mais errei.

8 - se vai dar comprimidos pela metade, compre um cortador de comprimidos na farmácia. é barato, algumas dão como brinde. se o comprimido for de cartela, deixe a parte metálica de um e cole um pedacinho de esparadrapo por cima, permitindo abrir e fechar sem problema. desse jeito, a metade que você guardar não vai se perder ou se sujar com alguma coisa.

9 - horários de remédio são sagrados, mas cinco minutos a mais ou a menos não fazem seu bichinho correr risco de vida. a não ser que o veterinário diga isso.

10 - respire. respire. respire. você tem que ficar atento e forte por seu bichinho. não enlouqueça. seus amigos, seus amores vão entender que você está passando por um momento difícil. aceite ajuda. você não vai conseguir se distrair se a doença for grave, mas é necessário comer, dormir e manter o nível mínimo de sanindade.

11 - e o mais importante - não desista. lute por seu bichinho enquanto ele lutar."

e mais uma observação a ser inclusa nessa lista, lembrada pela Clarinha Quintela:

"12 - Não mate o seu gato antes da hora. Suspeita de alguma doença não significa que o gato a tenha. E mesmo que fique comprovado que ele um câncer, não quer dizer, necessariamente, que ele não possa ficar curado. Esgote todas as possibilidades antes. A esperança é a última que morre."

É por isso que amo essas pessoas! Com elas aprendi e aprendo muito sobre os seres mais amados desse mundo: os felinos!
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Tem mais um Selinho pra você no meu blog: http://terraluaemar.blog.uol.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Graças! Não me sinto tão sozinha e estranha me estressando por meus gatos...Às vezes acho que estou superdimensionando as coisas, mas a gente fica mal mesmo.
    Marília, vou participando por aqui, já que não consigo acompanhar a lista e minha vida tá uma bagunça generalizada. Abrações, lambidas de lixa da Mel e, mais recentemente, arranhões nas pernas da Bb ("vulgo" Aretha Benta Brita Pires Pereira...hehehe)

    ResponderExcluir

=^o^=